sonho e realidade

Um estado, sete milhões de habitantes e centenas de histórias que se cruzam no encontro dos mares. Esse é um dos charmes de Santa Catarina. As serras estão contrapostas à costa de praias, baías, enseadas e mais de dez ilhas que formam o recanto de pessoas inspiradoras. Quem mora no litoral ou já passou um dia inteiro na praia pode acompanhar a variação do nível do mar em relação à faixa de areia. Essas são as marés que, assim como a vida, estão sujeitas a altos e baixos.

Solas gastas. Joelhos ralados. Suor na camisa. Nada é motivo para desistir. Continuam a insistir mesmo que doa. Perseguem seus sonhos e acreditam que os tornarão reais. Quando todos caem ao seu redor, mantêm os pés firmes no chão e a cabeça nos céus. São mulheres e homens em missão. Seja pelos lançamentos de Claudia Monteiro, os saltos de Flavio Reitz, os dribles de Gelson Silva, os chutes de Leonardo Teixeira, as manobras de Ney Machado ou os golpes de Vanessa Borba. Cada movimento e habilidade forma um corpo que, em conjunto, leva no coração o orgulho de representar o Estado pelos quatro cantos do Brasil.

Este site traz a sintonia perfeita de seis histórias que compartilham uma mesma paixão pelo esporte. Esses corações batem na mesma frequência por aquilo que acreditam. A cada atleta, uma modalidade em especial – boxe, futebol, handebol, salto em distância, surfe e taekwondo – e uma motivação única. A jornada de cada um se representa como o balanço do mar na formação das ondas. Na vida desses atletas, o esporte veio como uma brisa que tornou possível a realização de conquistas inimagináveis.

O ponto de partida para a criação dos textos perfis de cada esportista seguiu o formato da Jornada do Herói, criada em 1949 pelo escritor estadunidense Joseph Campbell e adaptada no ano de 2006 em 12 etapas por Christopher Vogler, um famoso roteirista de Hollywood. Vogler acreditava  que a jornada é essencial para a construção de roteiros (especialmente audiovisuais) de sucesso. A primeira delas é o Mundo Comum, seguido do Chamado à Aventura, Recusa do Chamado, Encontro com o Mentor, Travessia do Primeiro Limiar, Testes, Aliados e Inimigos, Aproximação da Caverna Oculta, Recompensa, Caminho de Volta, Ressurreição e por fim, o Retorno com o Elixir. Tudo isso representa a trajetória de um ser comum até revelar sua essência heroica.


Maré Esportiva é uma reportagem multimídia desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso –Jornalismo Univali Campus Itajaí –da acadêmica Isabela Corrêa. O trabalho com um todo foi criado e apresentado exclusivamente para este site. São textos longos intercalados por fotos e vídeos.

As entrevistas e gravações foram feitas no segundo semestre de 2018. O Maré Esportiva une, no próprio nome, dois conceitos: a maré que representa Santa Catarina e o esporte, essência deste trabalho. O mar ocasiona encontros na profundidade das águas e assim se deu ao contarmos cada história de vida. Essa “pororoca” que são as ondas formadas pelo encontro do mar com o rio, promete inspirar e emocionar você. Aos apaixonados por esportes e boas histórias, selecione o atleta que deseja conhecer e adentre neste clima vibrante. 

 

 

REPORTAGEM

Isabela Corrêa

CAPTAÇÃO DE VÍDEO
Bruno Golembiewski (Claudia, Gelson, Leonardo, Ney e Vanessa)
Natália Souza (Flavio Reitz)


EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO DOS VÍDEOS 

Isabela Corrêa

FOTOS
Isabela Corrêa (Claudia, Flávio, Gelson, Leonardo e Vanessa)
Bruno Golembiewski (Ney e Vanessa)


EDIÇÃO DAS FOTOS
Isabela Corrêa
Bruno Golembiewski

LOGO MARÉ ESPORTIVA
Isabela Corrêa
 

ANIMAÇÃO DA LOGO
Felipe Conceição

SITE E DIAGRAMAÇÃO
Isabela Corrêa
 

A Deus
Meus pais
Jornalista Bruno Golembiewski
Profa. Dra. Laura Seligman
Prof. MSc. Thiago Caminada
Profa. Dra. Valquíria John

Jornalista Karine Mendonça

Jornalista Marcos Horostecki

Jornalista Marcelo Roggia

FICHA TÉCNICA

AGRADECIMENTOS

maré esportiva